Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

As passagens pagas por nós, aos políticos, geram milhas...

Será que eles voltariam as milhas para a população?

Publicado por Eliseu Silveira
há 5 anos

Todos sabemos que políticos custam muito caro. Dentre essas despesas, estão as famosas passagens aéreas que nós pagamos para que os congressistas, voem de sua região para Brasília, para trabalhar.

Na prática funciona como um vale-transporte, porém, as passagens são pagas com um cartão corporativo (Cartão de Pagamento do Governo Federal - CPGF). Cada político faz em média 100 viagens por ano, tudo pago com nosso dinheiro.

Essas viagens geram diversas milhas, que são utilizadas pelos políticos. Contudo, surgiu um questionamento, se as passagens, que geram as milhas, são pagas com nosso dinheiro, as milhas não seriam do povo também?

Nesse sentido o @ReclameAqui criou um programa para pressionar políticos a devolverem as milhas a algumas pessoas que realmente precisa de passagens. As histórias são variadas, desde pessoas que precisam de tratamento médico, até, pessoas que conseguiram bolsas de doutorado no exterior, porém, não possuem dinheiro para pagar o traslado da viagem.

Você pode acompanhar o vídeo sobre:

https://www.youtube.com/watch?v=MYMFy6N1BKs

Acompanhando esse raciocínio, o Governo editou medida provisória (877/2019) que dispensa a retenção de impostos na fonte, para quem comprar passagem direto na empresa de venda de passagem aérea, isso porque os congressistas utilizavam empresas de intermediação para comprar suas passagens, o que aumentava os custos da passagem, pela cobrança da taxa de administração.

Acredito que o intuito desse mecanismo é ideal para demonstrar a quantidade de que os políticos nos custa. Acredito que nossos políticos devem perceber que estamos acordando para o que eles fazem com nosso dinheiro.

Espalhe o projeto e cobra seu deputado ou senador. Reposte a campanha #MilhasDoPovo e espere que todos colaborem.


Eliseu Silveira é advogado, inscrito na OAB/GO sob n. 45.615, sou Pós-Graduando em Direito do Trabalho pelo Instituto Elpidio Donizetti / FEAD-MG, Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO e Pós-Graduando em Direito do Trabalho pela FEAD-MG, em Direito do Consumidor e Direito Previdenciário pela FACEL Faculdades, diretor financeiro do Instituto de Estudos Avançados em Direito – IEAD. É secretário da Comissão de Processo Legislativo e Políticas Públicas da OAB/GO e vice-presidente da Comissão de Comunicação da OAB/GO. É professor de atualidades jurídicas e de direito do trabalho em cursos preparatórios para a OAB.

▪eliseu@brasilesilveira.adv.br

▪@eliseusilveiradv



  • Sobre o autorAdvogado protetor de Empreendedores.
  • Publicações5
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações111
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-passagens-pagas-por-nos-aos-politicos-geram-milhas/691281129

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)